apoio: apoio

LED Esquerda
  • Atualização das guidelines da EACS em destaque

  • Lacuna entre os ensaios clínicos e a prática clínica: o que falta?

  • Envelhecer com VIH: a nova realidade

  • Tratar VIH em tempos de guerra, a experiência da Ucrânia

  • PrEP vs PEP Interface: como estamos agora?

  • Viver com VIH em tempos de epidemias: o impacto da COVID-19 e da MonkeyPox

LED Direita

ViiV

Consulte aqui informações adicionais

Utilização em contexto de vida real de dolutegravir/lamivudina em doentes naïve durante o período pandémico

Utilização em contexto de vida real de dolutegravir/lamivudina em doentes naïve durante o período pandémico

A dose fixa de dolutegravir/lamivudina (DTG/3TC) – um regime composto por dois fármacos antirretrovíricos (2DR) – foi inicialmente aprovada para utilização em doentes naïve em abril de 2019. Uma análise da coorte OPERA comparou a utilização de terapêutica inicial com DTG/3TC versus regimes compostos por três fármacos durante o período pandémico.

Uma análise da coorte OPERA avaliou uma amostra com mais de 3800 doentes naïve, que de maio de 2019 até 30 de abril de 2021 iniciaram tratamento com DTG/3TC (2DR), 3DR com bictegravir ou 3DR com dolutegravir. À luz deste trabalho, as taxas de incidência de falência virológica foram de 1,74 (DTG/3TC), 2,25 (BIC 3DR) e 3,55 (DTG 3DR) por 100 doentes-ano, ao longo do período de follow-up de quase 15 meses em cada grupo.
Relativamente às descontinuações do tratamento, definida pela alteração no regime terapêutico ou por lacunas na prescrição que ocorreram num período superior a 45 dias, esta análise evidenciou “uma incidência de 8,50 (BIC, 3DR), 14,91 (DTG/3TC) e 27,91 (DTG 3DR) por 100 pessoas-ano” durante a fase pandémica. Quase um terço dos doentes com longos intervalos sem uma prescrição médica voltaram à terapêutica prévia.
Como conclusões, os autores (G. Pierone et. al.) deste trabalho (“Real-world use of dolutegravir/lamivudine in treatment-naïve people living with HIV during the COVID pandemic”) referem que, “entre doentes naïve, as falências virológicas foram incomuns com DTG/3TC (2DR), BIC 3DR e DTG 3DR”. “Muitas das descontinuações foram atribuíveis a lacunas de prescrição. Porém, quase um terço dos doentes retornaram ao regime inicial.”

quarta-feira, 26 outubro 2022 17:20
TARV


Newsletter

Receba em primeira mão todas as notícias

TODOS OS CONTEÚDOS SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DA NEWS FARMA.