apoio: apoio

LED Esquerda
  • Atualização das guidelines da EACS em destaque

  • Lacuna entre os ensaios clínicos e a prática clínica: o que falta?

  • Envelhecer com VIH: a nova realidade

  • Tratar VIH em tempos de guerra, a experiência da Ucrânia

  • PrEP vs PEP Interface: como estamos agora?

  • Viver com VIH em tempos de epidemias: o impacto da COVID-19 e da MonkeyPox

LED Direita

ViiV

Consulte aqui informações adicionais

Análise de subgrupos dos estudos GEMINI-1/2 e STAT evidencia “uma elevada eficácia de DTG/3TC no tratamento de doentes naïve com elevadas cargas virais na baseline”

Análise de subgrupos dos estudos GEMINI-1/2 e STAT evidencia “uma elevada eficácia de DTG/3TC no tratamento de doentes naïve com elevadas cargas virais na baseline”

“High efficacy of dolutegravir / lamivudine in treatment-naive adults with HIV-1 and high baseline viral load (VL): 48-week subgroup analyses of the GEMINI-1/-2 and STAT trials” foi o título do poster #056, apresentado pela Dr.ª Charlotte-Paige Rolle (Orlando Immunology Center, Orlando, Estados Unidos da América), no HIV Glasgow 2022.

Até ao momento, os dados de evidência – relativos a regimes com dois versus três fármacos em doentes adultos com infeção por VIH-1, naïve e carga viral ≥500 mil cópias/mL – são limitados. Nos estudos de fase 3 GEMINI-1 e GEMINI-2, DTG + 3TC foi não-inferior a DTG + TDF/FTC em termos de resposta virológica, demonstrando um perfil de segurança favorável às semanas 48, 96 e 144.
No STAT (com braço único), DTG/3TC demonstrou “uma elevada eficácia e um perfil de segurança favorável, enquanto regime de primeira linha no tratamento de doentes naïve no âmbito da estratégia test-and-treat ao longo de 48 semanas”. Numa análise de subgrupos, cujos dados foram apresentados pela Dr.ª Charlotte-Paige Rolle, em formato de poster, no HIV Glasgow 2022, foram avaliados os resultados de DTG/3TC em doentes naïve com cargas virais basais inferiores ou iguais ou superiores a 500 mil cópias/mL.
De um total de 14333 participantes nos estudos GEMINI-1/2, 18% e 2% tinham cargas virais >100 mil até ≤ 500 mil cópias/mL e ≥500 mil cópias/mL, respetivamente. Dos 131 participantes no estudo STAT, 24% e 15% tinham cargas virais >100 mil até ≤ 500 mil cópias/mL e ≥500 mil cópias/mL, respetivamente. 8% destes participantes tinham cargas virais basais superiores a um milhão de cópias/mL.
À semana 48, a proporção de doentes com viremia <50 cópias/mL foi elevada nos três estudos, incluindo os participantes com cargas virais basais elevadas e muito elevadas. Os dados demonstram, assim, “uma eficácia robusta e um perfil de segurança favorável a DTG/3TC como regime de primeira linha e no contexto de test-and-treat em doentes naïve, com elevadas cargas virais na baseline, e com resultados comparáveis entre os regimes compostos por dois ou três fármacos”. Em conclusão, a Dr.ª Charlotte-Paige Rolle indicou que esta análise de subgrupos dos estudos GEMINI-1/2 e STAT evidenciou “uma elevada eficácia de DTG/3TC”, ao final de 48 semanas, “no tratamento de doentes naïve com elevadas cargas virais na baseline”.

 

quarta-feira, 02 novembro 2022 16:32
Posters


Newsletter

Receba em primeira mão todas as notícias

TODOS OS CONTEÚDOS SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DA NEWS FARMA.